TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

Produtividade, eficiência e economia, juntos para ajudar a sua transportadora.

A Combudata é seu melhor parceiro na gestão de compra de combustível para abastecimento interno.

[ Segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), os recentes aumentos acumulados do diesel oneraram a planilha de custos das operadoras de transporte público coletivo urbano por ônibus em 5,8%, tendo em vista que o combustível representa, em média, 23,7% dos custos operacionais das empresas ]

Com uma importância tão grande na matriz de custos da sua empresa, o diesel merece mais atenção e cuidado.

Geralmente, quem compra o combustível não é a pessoa que pagará por ele.
E, muitas vezes com tarifas reguladas e fixadas, o transportador de passageiros, que precisa focar e nunca perder de vista a qualidade de sua prestação de serviços, também precisa focar na gestão dos custos da sua operação

Pneu e diesel, juntos, correspondem, em média, por cerca de 55% das despesas de uma transportadora.

[ O foco do transporte de passageiro precisa ser no passageiro! ]

Transportar passageiros não é tarefa fácil. Gerir motoristas para dirigirem bem, com conforto e segurança, ter carros novos, modernos e bem mantidos, são algumas das várias atividades que conquistam e retêm clientes.

Mas, por trás das cortinas tem uma operação enorme para garantir toda essa prestação de serviço de qualidade. Logo depois dos colaboradores, o diesel é usualmente o segundo maior custo de uma empresa de ônibus, seja ela urbana ou rodoviária. Assim que se abre essa cortina, é importantíssimo manter os olhos atentos ao diesel, especialmente na sua gestão de compra. Afinal, é um custo que pode ser um divisor de águas entre o seu negócio ficar no azul ou no vermelho.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados levantados pelo IBGE até dezembro de 2020, o preço do diesel sofreu um aumento de 202,37% superior ao preço da gasolina e 248,26% maior que o IPCA nos últimos 21 anos.

Contudo, o transportador urbano de passageiros tem algumas vantagens que o rodoviário não tem. Abastecer 100% do seu volume na sua garagem é uma delas. Ao ter o seu combustível estocado no ponto de abastecimento próprio, você ganha a oportunidade de controlar o segundo maior custo do seu negócio.

[ Maior autonomia e independência para fazer a sua gestão de compras ]

O ciclo virtuoso do abastecimento interno: Se você já utiliza o tanque interno de sua empresa para abastecimento, você sabe exatamente como isso impacta positivamente a rentabilidade do seu negócio.

  • Preço mais baixo
  • Facilidade operacional e administrativa
  • Qualidade do combustível
  • Maior poder de barganha

Esses são apenas alguns benefícios de se ter tanques internos.

Ainda não tem tanque interno, ou quer saber mais detalhadamente como isso impacta nos gastos e lucros da sua empresa?

[ Sua compra de combustível com transparência, agilidade e controle ]

Visão ampla e planejamento de todas as unidades:Se a sua transportadora tem várias unidades espalhadas pelo Brasil, o mais importante é ter o olhar atento às compras de diesel de cada unidade, seja individualmente, com diversos gestores, ou de forma geral, com um gestor para todas as regiões, tendo informações consistentes e padronizadas de todas as unidades, com uma visão sistêmica das compras. Assim, você terá:

  • Visão geral
  • Múltiplos usuários/colaboradores com informações padronizadas
  • Gestão e controle de estoque

Tudo automatizado e fácil:

  • Automação de notas ou inputs via XML ou planilha
  • Margens
  • Históricos
  • Comparação ANP
  • Reajustes

E, como compra de diesel tem tudo a ver com estoque, com a Combudata você sabe seus níveis de estoque de combustível de cada unidade, da necessidade de consumo, indicado pelo seu time de transporte e operação, e com isso planeja suas compras.

Estoque manual ou via integração:Aliar o estoque com a necessidade de consumo com a tendência de mercado tem um valor adicional, pois te dá oportunidade de economizar por aqui também. Mais do que comprar com preços competitivos o tempo todo, é importante comprar no momento certo, que chamamos de momento ótimo.

COMPRA ÓTIMA = MOMENTO ÓTIMO + PREÇO COMPETITIVO

[ RDM | Relatório Diário do Mercado ]

Você acompanha os reajustes da Petrobras? Sabe em quanto está a % de biodiesel hoje?Tenha acesso ao relatório diário de mercado direto na plataforma, com cotações dos ativos mais importantes para o setor e nossa análise técnica.

Estamos de olho nas variáveis do custo do diesel (biodiesel, impostos, etc.), vamos além das tendências de preços, e queremos compartilhar isso com você, tudo de forma prática e de entendimento.

[ Inteligência de mercado ]

E se a gente te disser que é possível fazer toda essa gestão de forma prática, rápida e organizada?

A Combudata, através da sua inteligência de mercado, projeta a curto e médio prazo a tendência de mercado para os combustíveis, e te dá visibilidade da evolução dos gastos com combustível para avaliar os impostos que fazem parte da sua operação.

`