Transportar passageiros não é tarefa fácil. Gerir motoristas para dirigirem bem, com conforto e segurança, ter carros novos, modernos e bem mantidos, são algumas das várias atividades que conquistam e retêm clientes.
Mas, por trás das cortinas tem uma operação enorme para garantir toda essa prestação de serviço de qualidade. Logo depois dos colaboradores, o diesel é usualmente o segundo maior custo de uma empresa de ônibus, seja ela urbana ou rodoviária. Assim que se abre essa cortina, é importantíssimo manter os olhos atentos ao diesel, especialmente na sua gestão de compra. Afinal, é um custo que pode ser um divisor de águas entre o seu negócio ficar no azul ou no vermelho.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados levantados pelo IBGE até dezembro de 2020, o preço do diesel sofreu um aumento de 202,37% superior ao preço da gasolina e 248,26% maior que o IPCA nos últimos 21 anos.
Contudo, o transportador urbano de passageiros tem algumas vantagens que o rodoviário não tem. Abastecer 100% do seu volume na sua garagem é uma delas. Ao ter o seu combustível estocado no ponto de abastecimento próprio, você ganha a oportunidade de controlar o segundo maior custo do seu negócio.