Economizar combustível é um fator crucial para uma boa gestão de frota, afinal, os custos com o insumo são sempre motivos de preocupação para os gestores.

E não é sem razão, já que combustível costuma representar por volta de 40% dos custos da operação, e, além disso, seus preços sofrem constantes oscilações e reajustes.

Então veja agora como economizar na sua empresa!

1. Treine seus motoristas

O gasto de combustível está diretamente relacionado ao consumo do veículo, mas também pode ser influenciado pelos hábitos do motorista e de como a função é desempenhada. 

Existem algumas boas práticas na direção para economizar combustível, como evitar acelerar ou frear bruscamente, não descer ladeiras em ponto morto, trocar marchas de maneira adequada, desligar o motor quando fizer paradas, dentre outras.

Dessa forma, é recomendado realizar treinamentos com os motoristas, garantindo que todos estejam cientes das práticas recomendadas para a condução.

2. Procure combustíveis de qualidade

Seja no abastecimento interno ou em postos de combustível, certifique que o combustível utilizado na frota seja de qualidade. Afinal, o barato pode sair caro.

Portanto escolha bons fornecedores para abastecimento dos tanques internos e mapeie postos de confiança nas rotas percorridas pela companhia.

3. Monitore, pesquise e compare preços

Monitorar preços é uma prática que impacta fortemente quando você busca economizar combustível. De fato, este mercado é muito volátil e precisa ser acompanhado de perto, mas essa pode ser uma tarefa complexa e demorada. 

Então, utilize a tecnologia para te ajudar nesse processo. A CombuData, por exemplo, permite que você monitore todas as suas compras, analisando reajustes e comparando com o preço médio que tem sido pago no mercado.

Além disso, as empresas têm comprado cada vez mais no mercado spot, ou seja, comparando preços antes de toda compra e realizando a transferência de recursos e de mercadoria de forma imediata. Você pode contar com plataformas que te ajudam a encontrar as melhores ofertas para sua região e a fazer compras digitalmente com agilidade.

Conheça a CombuMarket, marketplace para empresas de frotas.

4. Mude o período de abastecimento

Um ajuste simples mas que pode ajudar a economizar combustível é atentar-se ao horário de abastecimento dos veículos. A dica é abastecer durante os períodos mais frescos do dia, ou seja, se manhã, já que há menor perda por evaporação do que em períodos de calor intenso.

A economia acontece porque o combustível está mais denso e perdendo menos massa por evaporação, então é possível adquirir a mesma quantidade por um valor menor. Esta é uma redução pequena, porém em larga escala pode tornar-se significativa.

5. Atente-se ao excesso de peso no veículo

Não exceder o peso do veículo é importante pois quanto mais pesado ele estiver, maior resistência do ar ele encontrará e, consequentemente, o consumo de combustível será maior.

Por isso, assegure que as cargas estejam dentro dos limites permitidos para o veículo. Assim será possível garantir eficiência e economizar combustível.

6. Planeje bem as rotas para economizar combustível

Planejamento na hora de definir as rotas é essencial para otimizar o tempo e também o consumo de combustível. E isso não significa apenas escolher o caminho mais curto, mas sim definir o mais eficiente.

Além da distância, você deve analisar o relevo – se tem muitas ladeiras -, a velocidade das vias, o trânsito no trajeto e também os horários de saída e chegada. Dessa forma, o motorista chega mais rápido ao destino e também consegue economizar combustível.

Aplicativos de rotas e mapas podem ser seus aliados nesta tarefa, colaborando no planejamento das rotas, localização de endereços e também alertando a respeito de engarrafamentos, acidentes e veículos parados na pista.

Outra ajuda da tecnologia vem por meio de serviços de telemetria automotiva, que permitem o acompanhamento dos veículos em tempo real. Uma outra opção são os aplicativos de monitoramento de condutores, que são instalados nos smartphones dos motoristas e não diretamente nos veículos.

7. Invista em manutenção preventiva

Por fim, para economizar combustível não se pode esquecer da manutenção preventiva dos veículos.

Um veículo que não está em dia pode ter problemas com peças sem lubrificação, pneus desgastados e entupimentos em canos e estruturas. Isso pode exigir muito mais do motor, que, em consequência, passa a consumir mais combustível.

Manutenção é fundamental para garantir maior eficiência e durabilidade da frota no longo prazo além de trazer benefícios no curto prazo, como a economia de combustível.

Você tem mais alguma dica de como economizar combustível na frota? Conta pra gente nos comentários!

eBook gratuito: Principais custos de uma transportadora e como reduzi-los

Posts relacionados

Seja o primeiro a comentar!


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *