O sucesso de uma empresa de frota é construído por uma soma de fatores e um dos mais importantes é o controle de combustível. Com os preços cada vez mais altos, é preciso ser muito criterioso para não perder dinheiro nesse ponto.

Realmente não é tarefa fácil gerir uma frota. Por isso, neste artigo você vai conferir 7 dicas para economizar com um bom controle de combustível.

Como fazer o controle de combustível na prática?

1. Mantenha a frota em dia

Sabemos que, geralmente, veículos sem manutenção consomem mais combustível, correm mais risco de acidentes e ficam mais tempo ociosos para consertos.

Portanto, a manutenção preventiva da frota é essencial para um bom controle de combustível. Fatores mecânicos, hidráulicos e até mesmo ações simples, como a calibragem dos pneus podem impactar no consumo de combustível.

Controle o peso das cargas nos veículos e tenha um cronograma de manutenção e revisões, evitando, assim, gastos exacerbados com combustível e consertos.

2. Escolha fornecedores com preços competitivos

O combustível representa em média 40% dos custos de empresas que trabalham com frotas, por isso, escolher fornecedores com preços competitivos é essencial. As margens aplicadas pelo fornecedor precisam ser acompanhadas constantemente para garantir que você está pagando um preço de acordo com o mercado.

Há ferramentas que te ajudam nessas tarefas. Na CombuMarket, por exemplo, você pode comparar ofertas de diversos fornecedores com apenas alguns cliques. Já na CombuData, você acompanha as variações de preços e as margens aplicadas por seus fornecedores, gerando argumentos para negociar melhores condições.

3. Mapeie postos confiáveis nas rotas

Consulte colegas de outras empresas e também os seus motoristas para identificar os postos de combustível confiáveis nas rotas que sua frota percorre. Além de preços bons, a qualidade do produto é essencial para uma boa performance dos veículos.

Outra boa ação para garantir o controle de combustível é estabelecer parcerias com as redes de postos que mais utiliza. Já que abastece em grandes quantidades, pode buscar melhores condições comerciais, como prazos prolongados, descontos, benefícios e um controle completo dos abastecimentos.

4. Capacite sua equipe

Uma equipe treinada e capacitada vai ajudar sua empresa a economizar combustível. Isso porque, apesar do veículo em si ser o fator que mais influencia no consumo de combustível, o comportamento dos motoristas também pode interferir.

Por isso, oriente seus funcionários, passe diretrizes claras e melhores práticas de condução. Além de ajudar no controle de combustível, também pode ajudar a evitar diversos problemas.

5. Planeje as rotas, número de veículos e contabilize a quilometragem

Planejar as rotas com cautela permite que otimizar a utilização dos veículos, reduzindo o tempo ocioso da frota. Afinal, ter veículos parados significa perda de dinheiro para a empresa, pois eles geram receita quando estão rodando.

Além disso, é importante contabilizar a quilometragem percorrida pelos veículos, pois ela tem relação direta com o consumo de combustível. Assim é possível identificar veículos que estão consumindo mais e buscar resolver o problema.

Mas não podemos esquecer de outro ponto importante na escolha das rotas além da distância. A condição das rodovias, sinais de trânsito, engarrafamentos, o relevo e a velocidade das vias são cruciais para definir o melhor trajeto.

6. Use a tecnologia a seu favor no controle de combustível

As ferramentas digitais podem trazer maior controle, facilidade e redução de custos para uma empresa de frotas.

Sistemas de gestão, de rastreamento e de comunicação permitem não só a realização do controle de combustível, mas também ajudam na logística, segurança e qualidade do serviço prestado.

7. Organize todos os dados e documentos de compras

Registrar todos os dados de compras de combustível, seja de abastecimento de tanques internos ou em postos, é essencial para um bom controle de combustível. Com essas informações é possível realizar uma previsão do consumo para os próximos períodos.

Isso permite que você se prepare para os possíveis custos dos meses seguintes.

Assim, a empresa pode realizar um planejamento financeiro que garanta o funcionamento da operação sem problemas, perda de qualidade ou de clientes. E ainda, em um cenário positivo, permite investimentos em expansão e no crescimento saudável do negócio.

Dê o primeiro passo no controle de combustível da sua empresa: conheça a CombuData!

Conheça a CombuData agora!

Posts relacionados

Seja o primeiro a comentar!


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *