Esta não é uma das escolhas mais simples para quem quer comprar combustível para consumo interno em sua garagem!

Segundo o Anuário Estatístico de 2020 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), do total de 160 distribuidoras de combustíveis ativas no Brasil, cerca de 133 delas comercializaram óleo diesel em 2019. Destas, em apenas 3 distribuidoras concentram-se 67% do mercado de diesel. Este percentual de concentração já foi maior, mas vem se alterando ao longo dos últimos anos e deverá passar ainda por grande transformação nos próximos anos. 

 

 

Isto quer dizer que as outras 130 distribuidoras não têm capacidade técnica para abastecer o mercado? 

Não é bem assim! Muitas destas  130 distribuidoras têm a mesma, ou até melhor, capacidade técnica, operacional e logística, porém em nível regional das áreas geográficas onde atuam. Por isso é importante fazer uma boa pesquisa para identificar quais fornecedores atuam na sua região e quais possuem a melhor qualificação para atender as demandas de combustível da sua empresa. Pode parecer simples, mas não é, pois ainda há muito lobo em pele de cordeiro no mercado. Ter conhecimento deste mercado é fundamental e se utilizar de ferramentas adequadas para essa avaliação é essencial.

 

 

Existe um roteiro para se escolher um bom fornecedor de combustível?

A tomada de decisão para a escolha de um bom fornecedor de óleo diesel, deve passar por uma série de análises, internas e externas, que vão desde as características e necessidades internas da empresa consumidora (por exemplo: consumo médio mensal, se o combustível será consumido em apenas um ponto de consumo ou mais, necessidade de equipamentos de armazenagem e abastecimento, infraestrutura do local, volume dos pedidos, entre outras diversas características…), passando pela análise da capacidade técnica, operacional e logística dos distribuidores (ou TRRs – Transportador Revendedor Retalhista), e não menos importante, a análise da proposta das condições comerciais oferecidas por estes  fornecedores. 

 

 

Mas as maiores distribuidoras não possuem as melhores capacidades técnicas, operacionais, logísticas e condições comerciais? 

De forma geral até possuem, mas nem sempre são as mais bem qualificadas para determinadas regiões e mercados. 

Ao contrário das grandes distribuidoras do mercado, pela proximidade do mercado onde atuam, por possuírem estruturas mais enxutas, e muitas vezes, com capacidade técnica, operacional e logística até melhores, por conhecerem as peculiaridades daquele mercado, as distribuidoras regionais e TRRs podem apresentar um custo-benefício mais adequado à realidade da empresa consumidora.

 

 

E como faço para encontrar e comprar dessas distribuidoras regionais e TRRs?

Apesar desses fornecedores estarem há um bom tempo no mercado, alguns por décadas, ainda são pouco conhecidos por diversos fatores, dentre eles o baixo investimento em marketing para poder ter custos mais enxutos e adequados ao mercado. 

Visando aproximar do mercado consumidor estes fornecedores, é que foi criada a CombuMarket, marketplace especializado em combustíveis para o mercado consumidor B2B

A CombuMarket desenvolveu tecnologia de análise, que permite às empresas consumidoras encontrar ofertas adequadas de combustível às suas características, bem como permite aos fornecedores regionais terem acesso a mercados ainda pouco conhecido por eles. Tudo em um único ambiente, proporcionando agilidade, competitividade e dinamismo, tanto para o consumidor como para o fornecedor.

 

Conheça a CombuMarket agora!

Posts relacionados

Seja o primeiro a comentar!


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *